Mensagem do Director da Prova

Madruga

O Rali da Calheta de 2019, alcança a sua 15ª edição. Quinze anos passaram desde o momento que fomos desafiados para organizar esta prova, uma iniciativa que teve a sua origem na vontade dos dirigentes do Município da Calheta e que até este momento, depositaram toda a confiança na equipa do departamento de Automobilismo do Club Sports da Madeira.
Estamos em acelaração para a prova, a qual, este ano, foi idealizado um trajecto algo diferente, nalgumas provas especiais. Iniciamos na sexta-feira, com a denominada VILA “CORAL”, que se repetira duas vezes, numa extensão de 2,44 km. É uma prova meramente noturna no centro da Vila da Calheta, com partida na Avenida D. Manuel I e términus na Rua da Vargem. 
No dia seguinte, sábado em sistema de round, a estrutura da prova comporta 4 provas especiais, sendo a primeira do dia, uma nova especial com o nome de CALHETA. Parte da Rua de São João, e tem a meta na Estrada Simão Gonçalves Câmara, numa extensão de 7 km. Segue-se a prova de classificação do PAULO DO MAR, com 6,72 km, com partida no Paul do Mar e terminus na Fajã da Ovelha. Como terceira prova do dia, temos a especial da RAPOSEIRA, com um traçado diferente do que tem sido o habitual, desta vez com arranque Lombada dos Cedros, na antiga estrada ER101, entroncando no Caminho do Lombo da Velha, em direcção a ER210, estrada Prazeres/Fonte do Bispo, terminado neste último sítio e totalizando 11 Km de extensão. A terminar o round, temos a prova mais distante, denominada PONTA DO PARGO, mas num trajecto bem diferente das anteriores. Inicia-se nas Achadas da Cruz e com fim projectado para o centro da Ponta do Pargo, numa quilometragem total que ultrapassa os 10 km.
Um Rali, que com as suas 10 provas Especiais e num traçado rápido, compacto e exigente, reune todas as condições para ser uma prova competitiva e digna de ser, manifestamente uma das provas mais importantes do Campeonato da Madeira de Ralis – CORAL e todos os trofeus que nela se disputam. 
Peço desculpa pelo incomodo que possamos causar a todos os moradores que vêm a sua mobilidade condicionada. Estamos ao Vosso dispor para trabalharmos na minimização desse contratempo. Para isso, contamos tambem com a Vossa amavel atenção em colaborar connosco na segurança da prova, não estacionando nas arterias onde o rali passa nem deixando animais a solta e evitando a movimentação fisica nas horas de passagem dos concorrentes.  Para isso contamos com todos Vós como um elemento da segurança. 
Aos espectadores que visitam a Calheta, disfrutem o melhor que podem. A prova foi organizada para esse efeito.  Os Calhetenses recebem-vos de braços abertos, mas pedimos que nunca se esqueçam do aspecto da segurança. Não se coloquem em locais perigosos. Recordamos que as zonas delimitadas com manga vermelha são interditas. Ajudem a manter o Rali seguro, para que o espectaculo chegue ao fim e assim terminarmos satisfeitos.
Às Entidades Publicas e Privadas que nos apoiam, o nosso maior agradecimento. Um especial agradecimento à Camara Municipal da Calheta pela confiança e pelo continuo apoio, pela forma de expressar o apoio à Sua terra, através da nossa prova de automobilismo. Bem hajam...
Um agradecimento especial aos concorrentes que se inscreveram no Rali. Como principais protagonistas, queremos que se sintam bem desportivamente e que a Calheta, Concelho que os recebe, lhes dê a energia positiva necessária para alcançarem os Vossos objetivos.
Ao Staff da Organização, nomeadamente Oficiais de Prova, Secretariado, Controladores, Elementos da segurança e logística, o nosso muito obrigado pelo esforço.  Consolidaram assim a nossa qualidade no automobilismo Regional.  Bem hajam por colaborarem na prova e no nosso departamento de automobilismo.
Finalmente, à Comunicação Social, aos elementos que desenvolvem os seus trabalhos, estamos ao Vosso dispor para ajudarmos no necessário. Podem contar connosco, porque nós contamos convosco.... 
Até à Calheta…. 
Luis Madruga
Director da Prova