Rali da Calheta amanhã na estrada

RC2020

É já amanhã, 12 de novembro, que vais para a estrada o Rali da Calheta, última prova do Campeonato de Ralis CORAL da Madeira. A prova organizada pelo Club Sports da Madeira está repleta de interesse desportivo pois decidirá dois títulos, absoluto e da classe RC4, que suscitam bastante curiosidade e emotividade junto de um publico devoto que estará de calculadora em punho fazendo as contas quanto às hipóteses de cada um dos candidatos.

Em luta pelo cetro absoluto estarão Alexandre Camacho e Miguel Nunes, ambos em Skoda Fabia Rally2 Evo. Após uma temporada em que o protagonismo foi dividido entre estes dois pilotos, as hipóteses de sucesso de Camacho são, contudo, maiores pois não só segue na frente da classificação como também não está obrigado à conquista de resultado tão exigente. Nunes, pelo seu lado, terá de vencer para poder brindar e, dado o sistema de pontuação da competição, também obter bons pontos nos bónus que premeiam os mais rápidos em classificativa.

Na classe RC4 as contas são mais fáceis pois basta a Américo Gouveia a quarta posição no escalão para poder festejar. Os seus rivais nesta corrida, Miguel Caires e Pedro Macedo, deverão fazer o pleno de pontos para levar o sonho até final. Mas nem só destes concorrentes viverá a animação na costa sudoeste da ilha pois à partida estará um bom lote de pilotos e máquinas que poderão mesmo se imiscuir nestas disputas e influenciar o resultado final.

No evento dirigido por Filipe Sousa, os muitos espetadores esperados nas bermas das estradas deverão jubilar com a evolução de outros pilotos com aspiração ao pódio como Pedro Paixão,, também em Skoda Fabia Rally2 Evo, Rui Pinto em Ford Fiesta R5 Mk II, José Camacho em Peugeot 208 T16 e ainda Filipe Freitas e Paulo Mendes, ambos em Porsche 991 GT3. Entre os carros de tração dianteira da classe RC4, destaque para a presença de Rui Jorge Fernandes com um Peugeot 208 Rally4 e Adruzilo Lopes com um Peugeot 208 R2.

O primeiro dia do Rali da Calheta prevê a realização das verificações administrativas e técnicas, a partir das 15:00, nas instalações dos bombeiros voluntários locais. A competição tem início às 20:48 e realização de duas passagens pela classificativa da Vila, com 2,44 km, às 21:00 e 21:23. As outras sete provas especiais do programa terão lugar no sábado, 13 de novembro.

RC2020