
A apresentação do XXI Rali da Calheta decorreu ao final da tarde de hoje na Câmara Municipal da Calheta, parceira do Club Sports da Madeira na organização do evento. José Paulo Fontes, presidente da comissão organizadora explicou que “houve a preocupação de adotar nesta prova características que o aproximassem do Rali da Madeira, que o segue no campeonato, e temos recebido um bom feedback dos pilotos. Nesta edição vamos também visitar o Arco da Calheta, que nunca tinha tido competição “à porta”.
Na definição do rali tivemos cuidados especiais pois definimos o evento para cerca de 60 concorrentes e isso obriga a um ainda melhor planeamento em termos de segurança, capítulo onde esperamos mais uma vez contar com o carinho e colaboração da população do concelho. A organização ainda tentou contar com a presença de alguns dos pilotos habituais no Campeonato de Portugal mas os custos acrescidos daquela que seria uma prova extra nos seus programas inviabilizaram essa deslocação”.
Filipe Sousa, diretor de prova, recordou “a necessidade de a população se precaver em termos de horários e encerramento de estradas, que tenham cuidado com os seus animais de estimação. Solicitamos também a colaboração das empresas ligadas aos turismo e passeios de montanha. Mais uma vez o público deve estar ciente de que a partir do momento que arranca a viatura 00 mais ninguém poderá circular nas provas especiais. Estamos preparados e resta-nos esperar que esta seja uma verdadeira festa do automobilismo, enriquecida pela sua excelente lista de inscritos”.
Carlos Teles, presidente da autarquia anfitriã, relevou “esta parceria de muitos anos que tem tornado este um rali de muito sucesso e sempre em evolução. Para além do Club Sports da Madeira, devo também agradecer este grande trabalho de equipa aos funcionários do município, ao Clube Automóvel da Calheta, ao CDR Prazeres, ao Mercado Abastecedor dos Prazeres, às forças de segurança e a toda a população do concelho. As nossas metas passam pela promoção do concelho e do seu comércio e a verdade é que temos sempre alcançado tal objetivo.
Esta é também uma forma de promover o desporto, e recordo que o desporto é uma realidade neste concelho que tem campeões europeus e mundiais, e gostaríamos que o automobilismo fosse também uma ainda maior realidade para os atletas calhetenses. Este ano vamos ter quatro equipas a participar neste rali e isso deixa-nos contentes.”