
É já amanhã, 4 de julho, que vai para a estrada a 21ª edição do Rali da Calheta, quinta prova do Campeonato de Ralis Coral da Madeira com organização do Club Sports da Madeira. O evento dirigido por Filipe Sousa vê realizadas amanhã as verificações administrativas e técnicas iniciais nos Prazeres, freguesia que acolhe o centro operacional da prova bem como o parque de assistências. Ao começo da noite, às 21:00, tem lugar a classificativa citadina de Vila da Calheta “Coral” que, com um novo figurino, promete muito espetáculo no centro da vila anfitriã. Já no sábado, 5 de julho, são disputadas mais oito classificativas, passagem tripla por Calheta, com novo traçado, e Paúl do Mar e ainda ronda dupla por Prazeres.
Desportivamente, o rali cumprido no sudoeste da Madeira promete muita animação pois a qualidade da lista de 55 inscritos é excelente. Do rol constam nove concorrentes com viaturas Rally2, os normais animadores do pódio nas provas regionais, Miguel Nunes, Miguel Caires, ambos em Skoda Fabia RS Rally2, e João Silva, que estreia aqui um Toyota GR Yaris Rally2. A Calheta tem ainda como atrativos o regresso à competição de Alexandre Camacho num Hyundai i20N Rally2 e a estreia em solo madeirense do campeão açoriano, Rúben Rodrigues. Com Rally2 alinham também Artur Quintal, Rui Jorge Fernandes e Rui Pinto, todos em Skoda Fabia Rally2 Evo, e ainda o líder da competição Master, José Camacho com Skoda Fabia R5.
Com viaturas RGT alinham três pilotos, Paulo Mendes com Porsche 992 GT3 e Miguel Andrade e Américo Gouveia em Porsche 991 GT3. A competitividade deverá ser também uma realidade no domínio dos concorrentes com veículos de tração dianteira pois serão oito as viaturas Rally4 a arrancar da Marina da Calheta, confiadas a valores seguros como Vasco Diogo Silva e Sandro Teixeira entre outros, e um bom lote de viaturas R3T como o Renault Clio de Nuno Ferreira. A animação deverá ser uma constante também no quadro do Troféu Eng. Rafael Costa. A prometerem muito espetáculo surgem Miguel Gouveia com BMW E36 ou Cláudio Nóbrega no habitual Datsun 1200. Razões de sobra para nova multidão invadir as estradas calhetenses.